Por que o kit de transmissão é chamado de “relação”?  Calcule!

Por que o kit de transmissão é chamado de “relação”? Calcule!

Por que o kit de transmissão é chamado de “relação”? Como calcular?

O conjunto de transmissão das motocicletas é comumente chamado de "relação" porque envolve uma relação de engrenagens que trabalham juntas para transmitir a potência do motor para a roda traseira. Essas engrenagens são conhecidas como engrenagens de transmissão ou engrenagens de marcha.

A relação de transmissão refere-se à relação de tamanho entre as engrenagens na transmissão. Ela determina a proporção da velocidade e torque transmitidos do motor para a roda traseira. As motocicletas possuem várias engrenagens de transmissão, normalmente organizadas em uma caixa de câmbio, permitindo ao piloto selecionar diferentes relações de transmissão para adequar a velocidade e a potência às condições de condução.

Ao alterar a relação de transmissão, por exemplo, ao mudar de uma marcha para outra, a motocicleta pode obter mais força para acelerar rapidamente a partir de uma posição de baixa velocidade ou alcançar velocidades mais altas com uma rotação menor do motor em velocidades de cruzeiro. Portanto, a relação de transmissão é fundamental para o desempenho e eficiência da motocicleta, permitindo uma melhor adequação às diferentes situações de condução.

Parte superior do formulário

 

A relação de transmissão de uma moto é calculada dividindo-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Essa relação é expressa como uma proporção ou como uma razão.

Para realizar o cálculo, siga os passos a seguir:

  1. Identifique o número de dentes da coroa (ou engrenagem) na roda traseira da moto. Esse número é geralmente indicado no próprio componente.
  2. Identifique o número de dentes do pinhão (ou engrenagem) no eixo de saída da caixa de câmbio. Esse número também é indicado no componente.
  3. Divida o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão para obter a relação de transmissão. O resultado será um número decimal ou fracionário.

Por exemplo, se a coroa tiver 45 dentes e o pinhão tiver 15 dentes, a relação de transmissão será:

Relação de transmissão = 45 / 15 = 3

Nesse exemplo, a relação de transmissão é de 3:1, o que significa que o pinhão gira três vezes para cada rotação completa da coroa .

Lembre-se de que a relação de transmissão pode variar dependendo do modelo da moto e de possíveis alterações feitas pelo proprietário, como a substituição de componentes da transmissão. É importante observar que a relação de transmissão afeta o desempenho da motocicleta. Relações mais baixas (ou seja, uma coroa maior em relação ao pinhão) fornecem maior torque e capacidade de aceleração, mas reduzem a velocidade máxima. Também aumentam o consumo de combustível. Relações mais altas (ou seja, uma coroa menor em relação ao pinhão) resultam em uma maior velocidade máxima, mas com menos torque e aceleração.

Conheça todos os nossos produtos

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados